Quer poupar dinheiro? quer mesmo poupar e está disposto a tudo fazer para conseguir atingir esse objetivo? Pois bem, neste artigo vou-lhe dizer qual é a única estratégia que precisa de seguir e que lhe garante que vai conseguir poupar dinheiro todos os meses.

Não acredita que é possível poupar dinheiro?

Pois… esta é a crença da maioria das pessoas com quem me cruzo nas formações que dou, especialmente aquelas que têm rendimentos mais baixos. Muitas até se riem e gozam. Como é que este tipo nos vem aqui dizer que é possível poupar dinheiro, a nós que mal temos dinheiro para que chegue até ao fim do mês?

Acredita que a meio da formação muitas destas pessoas já se aperceberam que de facto poupam dinheiro todos os meses? e não estou a falar de poupar como forma de comprar coisas mais baratas. Poupar mesmo, aumentando o valor que está depositado no banco. Mas como é possível?

Um segredo sobre as pessoas…

Vou-lhe contar um segredo sobre as pessoas. Sobre a maioria de nós. Talvez já o soubesse ou talvez tivesse apenas a desconfiança mas o facto é que no que toca a alguns campos das nossas vidas… somos uns grandes preguiçosos. E isso calha a todos. Todos somos de algum modo preguiçosos e optamos pela estratégia do mínimo esforço possível. Escolhemos o caminho com menis atrito, que nos dá menos trabalho. E tomamos essa opção mesmo que financeiramente nos prejudique. E o melhor é que inventamos as desculpas que forem necessárias para justificar este comportamento.

E sabe quem já conheceu e estudou este comportamento? Pois bem, a maioria das empresas já o sabem e usam isso para o fazer comprar. Para o fazer gastar dinheiro em coisas que não precisa. em coisas que são demasiado caras para o seu orçamento familiar. Mas aqui é chegado o momento de por a preguiça a jogar a nosso favor. De usar esta mesma estratégia para nos colocar dinheiro no bolso.

Como começar a poupar dinheiro já este mês?

A estratégia que lhe vamos transmitir é usada por todo o tipo de pessoas, desde aquelas que recebem mais (para quem é menis difícil poupar) às pessoas que têm menis recursos. Mas como é que estas pessoas poupam dinheiro todos os meses sem esforço? será que o dinheiro não lhes faz falta?

Claro que o dinheiro faz falta a toda a gente. Mas se repararmos, conseguimos ajustar-nos a um orçamento familiar mais curto quando faltamos um dia ao trabalho. Certo? Ou quando recebemos um pouco menos de comissões ou de horas extra? Ou conseguimos, não sem esforço, pagar a prestação de um crédito que entretanto contraímos. Mas como?

Aqui falamos de algumas palavras importantes:

  • Escassez – Habituamo-nos à escassez porque tem de ser. Porque começamos o mês com menos rendimento e temos de nos ajustar. Temos de mudar ou ajustar alguns hábitos para esticar o rendimento que nos sobra. E regra geral, conseguimos.
  • Automatismo – Conseguimos poupar dinheiro quando não temos voto na matéria. Imagine o que seria criar este efeito de escassez a seu favor e sem que tenha que ter trabalho? É simples se tudo for automático. Mas se para poupar tiver de ir ao multibanco ou mesmo ao homebanking ao mesmo tempo que tem inúmeras faturas para pagar… não vai poupar nada.
  • Inércia – A grande amiga da preguiça. Se tornar todo o processo de poupança automático a sua inércia (ou a sua preguiça) vão fazer com que nunca pare o processo. Não é por acaso que as empresas gostam que pague por débito em conta… porque assim sabem que muito dificilmente irá deixar de pagar. Porque somos preguiçosos.

Plano de atuação.

Agora é a parte que vai exigir de si… 5 minutos? 5 minutos que vão mudar a sua vida. Pois bem, siga 3 passos simples:

  1. Entre na área pessoal do seu homebanking;
  2. Vá à secção das poupanças;
  3. Escolha um produto de poupança com entregas programadas e a data de início.

Já está. Comece com pouco mas com um valor que seja possível poupar todos os meses. Escolha a data para coincidir com a data em que recebe o seu salário, pois aí garante que tem dinheiro na sua conta. Como o processo será todo automático ao fim de um ou dois meses já se esqueceu que está a poupar. Não acredita? Dê-me o benefício da dúvida e saiba que ao longo dos últimos anos já tive centenas de casos de sucesso. Por vezes, as estratégias mais simples são as mais eficazes. E já agora, conheça 7 ideias para começar a investir.