O sonho de muitos pais passa por conseguir que os seus filhos vão para a universidade. Apesar de existirem alternativas também elas interessantes às universidades, o certo é que o investimento nesta classe de estudos é um caminho importante para o crescimento pessoal e intelectual dos nossos filhos. Assim, resta perguntar como pagar a universidade do meu filho?

Antes da decisão…

Antes da decisão do seu filho sobre o caminho a seguir é importante que procurem o aconselhamento sobre qual a melhor alternativa de estudos. Talvez o caminho não passe pela universidade mas sim por um curso técnico profissional. Mesmo passando pela universidade poderemos estar a falar de um bacharelato, de uma licenciatura ou de cursos mais avançados como o mestrado ou o doutoramento.

Faça algumas contas

Para saber como pagar os estudos dos seus filhos é necessário fazer algumas contas:

  • Qual o custo com as propinas?
  • Qual o custo com os livros e outros custos associados?
  • Quantos anos tem o curso?
  • Terei de suportar os custos com alojamento ou tenho alternativas?

Estas perguntas são fundamentais no processo de decisão pois permitem ter uma ideia do custo total o que permitirá decidir qual o valor que tem de colocar de parte todos os meses.

Como fazer as contas?

Tendo identificado um valor de poupança objetivo tem de saber quanto tempo terá para investir e qual o risco que tem ou que pode assumir. Para o ajudar criámos um simulador que lhe permite simular diferentes cenários e com isso ajustar o seu esforço de poupança.

Como reforçar a poupança do meu filho?

Esta é também uma pergunta cuja resposta é interessante e que fará toda a diferença no seu esforço de poupança. Algumas ideias podem passar por:

  • Destinar o abono de família a uma conta poupança, caso o receba;
  • Destinar parte dos presentes de família (de aniversário ou de Natal);
  • Definir um programa de entregas programadas que seja mais intenso nos meses de subsídio de férias ou de Natal;
  • Solicitar ao seu filho que parte da mesada ou de eventuais trabalhos realizados seja destinado a esta conta poupança;
  • Aplicar o dinheiro poupado em aplicações financeiras que tenham algum risco e benefícios fiscais, como sendo os seguros financeiros.

O investimento nos estudos dos seus filhos é um investimento que tem um enorme valor. É um enorme orgulho podermos ver que contribuímos para o sucesso e para a felicidade dos nossos filhos. Se planearmos com cuidado vemos que se calhar não será um esforço tão grande se for diluído por vários anos.