Muitas pessoas acham que tudo o que envolve crédito é uma porcaria. Que devemos fugir do crédito como quem foge do fogo. No entanto, o crédito quando bem utilizado pode ser o nosso melhor amigo. Neste artigo falo-lhe de algumas vantagens associadas ao crédito consolidado.

Em que consiste consolidar créditos?

A consolidação de créditos é uma estratégia de organização das finanças pessoas em que pedimos um crédito a um banco para liquidar todas as nossas dívidas nos outros bancos. Na gíria, consiste em juntar todos os créditos num só.

Porque é que o crédito consolidado pode ser vantajoso?

O crédito consolidado não é um milagre financeiro nem muito menos engenharia financeira ou outra coisa do género. O crédito consolidado é um instrumento financeiro que “joga com a matemática”. Mas não permite inventar a roda. Assim, ao pedir um crédito consolidado poderá beneficiar de duas maneiras:

  • Redução da taxa de juro, especialmente numa altura em que as taxas de juro têm caído quase todos os meses. Se tiver vários créditos pessoais ou cartões de crédito com grande probabilidade vai conseguir baixar a taxa de juro global.
  • Aumento do prazo dos créditos. Sim, pensa bem… ficará mais tempo a pagar pelos seus créditos, o que poderá resultar no aumento do montante total que pagou pelos seus créditos.

Uma vantagem escondida…

O crédito consolidado tem uma vantagem escondida mas que é muito benéfica para a maioria das pessoas. Como sabemos, tendemos a ser algo “trapalhões” ou desorganizados com as nossas finanças pessoais. É muito comum perder o controlo financeiro e não são raras as vezes em que não temos dinheiro na conta bancária. O problema surge quando a prestação vai ao banco e… bate na trave. Com isto temos as comissões, juros de mora e demais porcarias que se inventam para pagarmos ao banco.

Ao consolidar um crédito fica apenas com uma prestação, num único dia, o que facilita bastante a gestão do nosso dinheiro. Acontece que por algum motivo as pessoas olham para o crédito com maus olhos. O crédito é visto como o mau da fita e acabamos por fugir de uma solução que pode ser muito importante para a nossa estabilidade financeira. Mas como lhe disse atrás, não é uma solução milagrosa uma vez que tem perigos associados que se esquecer… acabará por pagar caro!