Controlar o dinheiro e ter sucesso financeiro não é algo assim tão complexo. Existem alguns segredos e ideias que pode seguir para conseguir ter mais sucesso na gestão do seu dinheiro. Neste artigo deixo-lhe 3 pilares do sucesso financeiro

Controle o seu dinheiro

O primeiro pilar do seu sucesso financeiro é uma correta organização das suas finanças pessoais. O sinal mais grave de descontrolo financeiro consiste em não saber onde gasta o seu dinheiro. Controle os seus gastos. Conheça os seus hábitos de consumo. Conheça as suas prioridades e conheça-se a si próprio.

A organização das finanças pessoais é muito debatida nos meus livros “Manual das Finanças Pessoais” e “Manual da Poupança” cuja leitura recomendo. Procure a sua leitura e se tiver dúvidas deixe os seus comentários na caixa abaixo.

Defina a sua estratégia de investimento

O segundo pilar do sucesso financeiro consiste na definição rigorosa de uma estratégia e política de investimento. Falamos não só dos ativos para garantir uma segurança financeira à família no curto prazo (fundo de emergência) como também da sua carteira de investimentos para a satisfação dos seus objetivos, sonhos ou necessidades de maior prazo (como a preparação da reforma ou os estudos dos filhos).

Quando as pessoas ouvem falar de investimentos têm sempre a tentação de dizer que é impossível investir pois ou não têm património ou não têm conhecimentos para investir ou os dois. Veremos noutros artigos que ambas as justificações acabam por ser desculpas destinada a manter o imobilismo. Defendemos que é sempre possível aumentar o património e que todas as pessoas podem ter o conhecimento para ter sucesso nos investimentos.

Domine as suas emoções

O terceiro pilar que se assume como transversal às diferentes dimensões da vida é o controlo das emoções. Não acredito que as pessoas consigam ser sempre racionais todo o tempo nem queremos que assim o seja. No entanto e falando concretamente do mundo dos investimentos, é fundamental controlar as emoções e assumir uma postura de maior racionalidade para conseguir ter sucesso no longo prazo.

Não podemos tornar o investimento em bolsa num jogo de sorte e de azar pois geralmente a experiência não corre bem. E nunca esquecer que as emoções negativas tendem a ser duas vezes mais fortes que as positivas.

3 ideias simples mas que bem desenvolvidas podem marcar toda a diferença na evolução dos seus investimentos. De seguida, saiba se poupar é possível. Eu acredito que é. Mas porque será assim? Basta ver a experiência de investimentos em plataformas alternativas do site mais-valias. Sabia que é possível ter taxas de retorno superiores a 10% nos seus investimentos?