Quem é João Morais Barbosa?

Bem vindo ao Poupar & Investir

Começando com as apresentações. Chamo-me João. Sou o irmão do meio de uma família com 7 filhos. Sou casado e também eu tenho uma família numerosa. Tenho cinco filhos e uma mulher extraordinária que me atura todos os dias. Pois, isto é a beleza do casamento ?

Sou formado em Gestão e tenho feito diversos cursos na área da análise financeira e de investimentos. Comecei a trabalhar na Galp Energia mas detestei o que estava a fazer. Nessa altura decidi inscrever-me num curso de Mercados Financeiros no ISCTE e tive a sorte de enviar um email a um dos meus professores num dia em que ele tinha começado um processo de recrutamento para a Caixa Banco de Investimento.

A vida tem destas coisas. Não só passou de professor a chefe mas também a amigo.

Iniciei aí o meu percurso nos mercados financeiros. Comecei como analista de ações mas rapidamente procurei passar para o outro lado e ir trabalhar como gestor de ativos. Tive vários anos a gerir fundos de investimento em ações, função onde aprendi muita coisa e onde cresci bastante.

Acontece que comecei a trabalhar como gestor de ativos no dia em que o mercado financeiro atingiu os valores máximos (antes da crise) e acabou por ser bastante duro estar sempre a levar porrada.

Lancei-me por conta própria

Enquanto estava a gerir ações procurei voltar a estudar e fui tirar o curso de Análise Financeira no ISEG. Como tinha a mania de poupar tempo, decidi fazer os meus apontamentos em computador e olhem… nasceu o meu primeiro livro, o Manual das Finanças Pessoais, aquele que considero ser o livro de Finanças Pessoais mais completo em Portugal.

Com este livro surgiu-me a ideia de começar a dar formação nestas áreas. Simplesmente sabia que os bancos ganhavam dinheiro com o desconhecimento das pessoas e tinha a certeza que não era preciso muito para que as pessoas conseguissem melhor gerir o seu dinheiro.

Nesta fase também tive sorte. Estava a falar dos meus planos com um amigo que me disse que no dia anterior tinha estado a falar com a Jerónimo Martins e que estavam mesmo à procura de um projeto destes.

Bem… passaram quase 12 meses e consegui ter o projeto em andamento. Um projeto ambicioso para dar formação em literacia financeira a todos os colaboradores do Grupo.

 

Nasceu a Escola de Finanças Pessoais e a Reorganiza

O Grupo Jerónimo Martins permitiu-me lançar o meu projeto por conta própria. Despedi-me (na altura tinha 3 filhos) e fui dar formações com a casa às costas pelo país inteiro. Com a Jerónimo Martins vieram muitos outros projetos e duvido que exista alguém que tenha dado mais formação neste tema em Portugal. Foi bom. Foi duro. Mas aprendi muito.

Depois das formações veio a solução dos problemas. Não era preciso apenas dar formação mas responder aos problemas reais das famílias Portuguesas. Nesta altura estávamos a entrar na crise financeira e criei com outros sócios aquela que é das empresas de intermediação financeira mais completa em Portugal. A Reorganiza. Uma empresa que:

  • Dá formação, com os seus conteúdos únicos e assentes em experiência prática;
  • Dá coaching financeiro, para ajudar as famílias a dar a volta;
  • Renegoceia créditos, para conseguir baixar as prestações com créditos;
  • Intermedeia crédito, seja crédito consolidado seja crédito habitação;
  • Medeia seguros, permitindo melhorar as coberturas e reduzir os preços.

Outros projetos

Sempre gostei do mundo digital e desde cedo decidi criar ferramentas e disponibilizar conteúdos que ajudassem as pessoas a crescer (o João Bastos, que criou este e outros sites, foi das pessoas com quem mais aprendi nesta área e que me iniciou no marketing digital). A gerir melhor o seu dinheiro. A investir com mais sucesso. Assim, criei depois com uma empresa de Marketing de Performance, com sócios que não são apenas ótimos profissionais mas que são ótimas pessoas. Hoje podemos orgulhar-nos de trabalhar com algumas das principais empresas do país, nacionais e multinacionais e ajuda-las a melhorar a sua presença no mundo digital.

Nasceu o Poupar & Investir

Já há algum tempo que tenho como propósito criar um projeto onde possa escrever aquilo que quero e como me apetece.

Daí que tenha criado este Blog onde procuro passar a minha visão sobre este tema. Partilhar as minhas experiências. Falar-lhe dos meus sucessos e fracassos. Das minhas estratégias.

Da minha carteira. Enfim, criar um espaço de partilha de ideias que possa ajudar alguém e que me ajude a mim também a pensar mais sobre estes assuntos.

Quero sugerir que me envie os seus comentários, as suas ideias, os seus pedidos de ajuda. Terei todo o gosto em poder ajudar de acordo com as minhas possibilidades e conhecimentos.

Se quiser partilhe também a sua experiência que terei todo o gosto de a partilhar neste Blog que não é só meu mas também é seu!

O que aprendi?

 

Talvez a grande lição que tirei de todo este percurso que me orgulha é que devemos rodear-nos de pessoas com integridade e com valores humanos irrepreensíveis. Aprendi a custo, mas sei que hoje em dia tenho ao meu redor pessoas de confiança e que têm uma visão do mundo parecida comigo.

 

Que há coisas na vida mais importantes que o dinheiro e que o dinheiro deve estar ao serviço dos outros.

 

Os problemas financeiros têm diversos motivos e não podemos procurar desculpar-nos. Temos uma palavra a dizer sobre o que fazemos ao nosso dinheiro. Temos a obrigação de procurar o melhor conhecimento (e talvez evitar ser ingénuos), o melhor aconselhamento e tomar as decisões na posse da informação necessária e de confiança.

 

O melhor de tudo isto é que há sempre espaço de melhoria. Espaço para cortar custos. Espaço para investir melhor. Espaço para viver melhor a vida e dar melhor uso ao nosso dinheiro.

 

Estou ao seu serviço. Diga-me como poderei ajudar!